The Gabriel Knight 4 Campaign - Fate of adventure games
Gabriel Knight... there are destinies we cannot avoid

NOTÍCIAS

NEW The GK forum is ready; old VU forums closing.
NEW Norwegian translation of this site!
NEW “Cat hair moustache” puzzle – full exposé!
NEW Interview with Scott Bilas (technical lead, GK3) by Philip Jong.
NEW Full transcript of Ingrid Heyn’s interview with Robert Holmes.
NEW The Bavaria article is now up.
NEW Yates poem: GK inspiration article is now up.
POSTCARD PETITION GK forum postcard petition to VUG; example text is here on the campaign site.
SIGN Our guestbook is waiting for your signature;
IMPORTANT! How you can help with the GK4 Campaign;
FORTHCOMING Rennes-le-Château; St George; The Templars.

English  ·  Deutsch  ·  Português  ·  Français  ·  Italiano  ·  Русский  ·  Español  ·  Norsk  ·  Česky  ·  ελληνικά  ·  עברית

Os Jogos De Aventura Ontem e Hoje

O que é um jogo de aventura?


A Wikipedia define os jogos de aventura da seguinte maneira:

"Os jogos de aventura são um género de videojogos tipificado pela exploração, resolução de puzzles, interacção com os personagens, e foco na narrativa em lugar de desafios baseados em reflexos."

Porque razão há tantos jogos de aventura ainda adorados por quem os jogou, anos (e até décadas) depois do seu lançamento, e apesar dos seus gráficos primitivos? Porque razão alguns desses mesmo fãs tão dedicados têm message boards e fóruns que chegam a rivalizar com os de jogos populares mais recentes?

A resposta pode ser resumida a uma única palavra. História. O gozo transmitido pelos jogos de acção ou mesmo RPG é de pouca dura. Depressa se tornam repetitivos e aborrecidos. A própria natureza de um jogo de aventura consiste numa história envolvente e um bom enredo. Pode ser mais envolvente até que um bom filme. Não estamos unicamente a ver Errol Flynn interpretar o Robin dos Bosques: transformamo-nos em Robin dos Bosques! Durante algum tempo, a floresta de Sherwood é o nosso mundo.

História

O género de aventura, outrora monarca reinante do mundo dos videojogos, nasceu na época daquele que é considerado o primeiro dos videojogos, PONG. No ínicio da década de 70, Will Crowther, um programador e espeleólogo, criou o primeiro videojogo de ficção interactiva, baseado num texto, Adventure or Colossal Cave. O jogo foi, mais tarde, em 1987, adaptado ao PC (esta versao freeware do jogo pode ser encontrado aqui).

Em 1979, após ter jogado este jogo, Roberta Williams ficou “viciada”, mas achou que os jogos de aventura seriam ainda melhores com imagens. O seu marido, Ken Williams, implementou os seus gráficos a preto e branco e, em 5 de Maio de 1980, lançaram o seu primeiro videojogo, uma aventura chamada Mystery House. O casal vendeu o seu jogo às únicas quatro lojas de software do condado de Los Angeles e colocou um pequeno anúncio na hoje extinta Micro Magazine. O jogo foi um sucesso instantâneo. E assim nasceu o primeiro videojogo de aventura gráfico e aquilo que mais tarde se tornaria na Sierra On-line, uma pioneira dos videojogos, outrora vista como a líder do sector. (Mystery House foi desenhado para os sistemas Apple][ e foi mais tarde lançado como freeware pela Sierra, na celebração do seu 7º aniversário. Pode conseguir um emulador Apple][ emulator aqui, que inclui o Mystery House.)

Através da Sierra, os jogos de aventura tinham a vanguarda da utilização das novas tecnologias para computadores. Para promover o seu novo PCjr, a IBM pediu à Sierra On-line que desenvolvesse um jogo que usufruísse da sua paleta de 16 cores, som tridimensional e a enorme (para a altura) mem´ria de 128K. Com o seu lançamento no Verão de 1984, King's Quest: Quest for the Crown transformou-se no primeiro “cartoon interactivo” animado e em três dimensões. E assim nasceu a brilhante série "Quest" da Sierra.


Página Seguinte

 

 

 

Valid XHTML 1.0!    Valid CSS!

 
|  Home  |  Quem é Gabe Knight?  |  A história até agora  |  Continuar com GK?  |  Ajudar à campanha  |