Gabriel Knight... there are destinies we cannot avoid

NOTÍCIAS

NEW The GK forum is ready; old VU forums closing.
NEW Norwegian translation of this site!
NEW “Cat hair moustache” puzzle – full exposé!
NEW Interview with Scott Bilas (technical lead, GK3) by Philip Jong.
NEW Full transcript of Ingrid Heyn’s interview with Robert Holmes.
NEW The Bavaria article is now up.
NEW Yates poem: GK inspiration article is now up.
POSTCARD PETITION GK forum postcard petition to VUG; example text is here on the campaign site.
SIGN Our guestbook is waiting for your signature;
IMPORTANT! How you can help with the GK4 Campaign;
FORTHCOMING Rennes-le-Château; St George; The Templars.

English  ·  Deutsch  ·  Português  ·  Français  ·  Italiano  ·  Русский  ·  Español  ·  Norsk  ·  Česky  ·  ελληνικά  ·  עברית

O trabalho de Jane Jensen

A primeira experiência de Jane Jensen como contadora de histórias ocorreu em 1991, ao começar a trabalhar na Sierra On-line, onde ganhou experiência colaborando em diversos jogos de aventura, como Police Quest 3, Ecoquest e Pepper's Adventures in Time. Contudo, foi com King's Quest VI, no qual trabalhou como co-designer ao lado de Roberta Williams, que teve a primeira real oportunidade de demonstrar ao mundo dos videojogos todo o seu talento. Não é coincidencia que King's Quest VI seja geralmente considerado como um dos melhores jogos da série. Muitos jogadores chegaram mesmo a considerá-lo como o melhor jogo de aventura de sempre.

Foi, contudo, com a aclamada série Gabriel Knight que Jane atingiu as massas. Os três episódios da série granjearam-lhe uma enorme e, por vezes quase, adoradora, legião de fãs e vários prémios de revistas de videojogos de todo o mundo. Foi um elemento fundamental na projecção internacional do seu nome.

Em 2002, Jane foi co-fundadora de uma empresa chamada Oberon Media e sob esta marca, lançou em 2003 e 2004, respectivamente, Inspector Parker e Betrapped, dois jogos com elementos de aventura, ambos beneficiando dos enredos bem construídos que caracterizam o seu trabalho. Ambos os jogos se centram nas investigações do Inspector Parker e nas suas tentativas para resolver mistérios ao estilo de Agatha Christie.

Os muitos jogos em que trabalhou valeram-lhe um vasto reconhecimento como a grande senhora da ficção interactive, mas no fundo, considera-se uma contadora de histórias e escritora. Os seus primeiros desafios neste âmbito foram as novelizações dos primeiros dois jogos da série Gabriel Knight. Enquanto o seu primeiro trabalho como escritora, Gabriel Knight: Sins of the Fathers, é, de alguma forma um walkthrough do jogo em forma de romance e enriquecido com maior profundidade psicológica e um enredo mais detalhado, Gabriel Knight: The Beast Within é, por si só, um romance totalmente independente.

Em 1999, o seu primeiro romance original, Millennium Rising, foi publicado em formato capa-dura pela editora Del Rey. O sucesso da emocionante história, baseada numa teoria da conspiração associada, como sempre, a enormes quantidades de bem pesquisados elementos de fundo, foi tão grande que em pouco tempo, o romance foi publicado também como audio-livro e como livro de bolso, desta feita com o título Judgment Day.

Entre 1999 e 2003, Jane concentrou-se no seu quarto livro, Dante's Equation, que foi lançado nesse mesmo ano pela Del Rey nos Estados Unidos e pela Little Brown na Grâ-Bretanha. O romance explora a relação entra a ciência e o divino, o bem e o mal, o espaço e o tempo, brincando também com a ideia de que tudo isto poderia resumir-se numa única equação física.

Resumo de trabalhos

Jogos:

1992 King's Quest VI (co-designer)
1993 Gabriel Knight: Sins Of The Fathers
1996 The Beast Within: A Gabriel Knight Mystery
1999 Gabriel Knight 3: Blood of The Sacred, Blood of the Damned
2003 Inspector Parker
2004 Inspector Parker: Betrapped
xxxx  Gray Matter (a.k.a. Project Jane Jensen): deveria ter sido lançado pela The Adventure Company em 2004, mas foi posto em stand-by. UPDATE! Gray Matter to be released 2007 by Anaconda.

Livros:

1996 Gabriel Knight: Sins of the Fathers
1997 Gabriel Knight: The Beast Within
1999 Millennium Rising (a.k.a. Judgment Day)
2003 Dante's Equation

 

 

 

Valid XHTML 1.0!    Valid CSS!

 
|  Home  |  Quem é Gabe Knight?  |  A história até agora  |  Continuar com GK?  |  Ajudar à campanha  |